Com mudanças cada vez mais rápidas e contínuas no mercado globalizado, toda logística deve ser rápida, flexível, com respostas ágeis, com capacidade de se ajustar com as práticas Just-In-Time, ter um alinhamento com o marketing, ter foco nos clientes e fornecedores e, acima de tudo, com o menor curto possível.

Para um perfeito alinhamento entre esses pontos, o Cross Docking é o perfeito conceito de logística ideal para as empresas que precisam ter um alinhamento crucial entre os seguintes pontos:

  • Reduzir os custos logísticos;
  • Acabar com armazenagem;
  • Evitar o manuseio “desnecessário” dos produtos;
  • Acelerar o fluxo e reduzir o tempo até a entrega final e Maximizar os níveis de serviço.

O serviço de Cross Docking surgiu no final do século XIX, quando o Serviço Postal Norte Americano passou a receber um grande número de correspondências, e para dar conta, transferiu parte desse volume para as estações de retransmissão.

O Cross Docking, que também pode ser conhecido como distribuição flow through, ou até mesmo como operação de tempo, é o sistema em que a mercadoria é recebida pelo CD (Centro de Distribuição) e é diretamente remanejada para outro veículo, sem que tenha, necessariamente, a estocagem.

O serviço pode ser divido em duas partes bem distintas, que são o Cross Docking Puro, onde os produtos são recebidos e ja embarcados no mesmo dia, e o Cross Docking Futuro, onde ocorre a armazenagem dos produtos até o momento do embarque.

Dentre as vantagens deste tipo de serviço que a Baden Transportes executa, podemos destacar:

  1. Redução de custos com armazenagem (oportunidade do capital que pode estar investido em outra área);
  2. Redução de Tempo (talvez a maior de todas as vantagens);
  3. Acaba com os custos indiretos do estoque: seguros, perdas e outros riscos associados;
  4. Reduz custo de manuseio;
  5. Permite consolidação eficiente de produtos;
  6. Reduz danos aos produtos por causa do menor manuseio;
  7. Menor tempo de espera e custos;
  8. Dá suporte às estratégias de Just-In-Time;
  9. Entregas em ritmos mais frequentes em clientes com pedidos menores;
  10. Aumento do nível de serviço aos clientes;
  11. Melhora no giro de vendas por conta de lead time menor;
  12. Otimização das atividades de transportes melhorando a ocupação dos veículos.

Nossa operação logística esta baseada no perfeito sincronismo entre Cliente x Necessidade, e para tanto, buscamos sempre:

  1. Sincronizar fornecedores e demanda (ponto mais crítico);
  2. Viabilizar diálogo contínuo, claro, rápido e funcional entre fornecedores, clientes e centro de distribuição;
  3. Convencimento de fornecedores e acionistas sobre a eficiência do modelo (custos integrados e retorno sobre investimento);
  4. Dependências (CD) ideais para realização simultânea da operação de cross-docking;
  5. Determinar e operacionalizar procedimentos padrões para realização;
  6. Tecnologia da informação e controle (ERP, TMS, KPI, EDI, ECR e etc.) para medir, acompanhar, definir e mudar a rota se necessário.