As empresas de logística são instrumentos fundamentais para o desenvolvimento de qualquer negócio. O investimento nesse serviço não visa apenas diminuir custos, mas sim participar da estratégia competitiva. Há várias empresas no mercado. Como existem muitos fatores técnicos e pontos para serem observados, é comum o responsável possuir dúvidas na hora de selecionar qual delas será sua parceira. Quando algumas questões não são verificadas, uma contratação menos vantajosa pode acontecer, gerando prejuízos variados.
Destacamos os sete pontos que os todo empresário devem fica atentos ao avaliar uma empresa de logística:

1 – Confiança
Um dos primeiros passos é estabelecer uma relação de confiança com a empresa a ser contratada. É fundamental que a empresa ofereça uma base sólida, com profissionais qualificados que entendam a real necessidade do cliente. Para isso, o contratante deve sempre analisar bem as propostas e manter conexão direta com o comercial da empresa, mantendo contato flexível com os responsáveis pelo atendimento da conta, uma vez que essa ponte facilitará todos os pedidos demandados pelo cliente em tempo ágil, sem complicações.

2 – Nível de serviços x custos competitivos
O custo é certamente um fator relevante durante o processo de contratação de qualquer serviço. Neste caso, o cliente deve sempre avaliar se a empresa a ser contratada possui alto nível de qualidade nos serviços, eficiência e excelência operacional, além de poder contar com a personalização, ou seja, estar seguro que a empresa atenderá todas as necessidades para aquele tipo de serviço que será oferecido a um preço acessível ao cliente.

3 – Flexibilidade
Cada cliente tem suas peculiaridades. Não são todas as empresas que possuem flexibilidade e capacidade de avaliação para perceber as necessidades de uma operação e realizar adaptações em suas ações. Ao cogitar estabelecer uma parceria com uma companhia na área de logística, é importante saber se a empresa está disposta a se adaptar às suas necessidades.

4 – Níveis de Serviços (indicadores de desempenho)
Um prazo não cumprido pode prejudicar seriamente a imagem, os compromissos e gerar prejuízos. Definir claramente as possibilidades de realizar cada ação em determinado período de tempo é imprescindível.

5 – Tecnologia
Ao contratar um serviço, o cliente está adquirindo não só o transporte de sua carga, mas também toda tecnologia embarcada durante o processo de logística. As saídas e entradas de carga dependem de processos, sistemas e expertise de profissionais que garantem precisão na entrega da mercadoria.

6 – Abrangência
É necessário saber detalhadamente em quais áreas a empresa contratada atua. Antes de assinar um contrato, o ideal é pesquisar amplamente a abrangência territorial necessária para realização de todos os projetos durante o período estabelecido para a parceria.

7 – Segurança
Proteger a carga de roubos ou deteriorações é parte importante do trabalho em logística. Se alguém está planejando contratar uma prestadora de serviços nessa área, deve checar se a proteção do que está sendo transportado está entre as prioridades estabelecidas pela empresa. Outro fator importante é a segurança de estar trabalhando com uma empresa sólida no mercado, sem correr riscos de ficar na mão de um dia para o outro.

Esses fatores são essenciais na hora de contratar uma empresa de logística e esse alguns dos pontos que a Baden Express se preocupa em estar sempre crescendo e se estruturando, além de estarmos diariamente inovando para atender todas as necessidades dos clientes.