Cross Docking

A BADEN possui uma estrutura operacional preparada para atender as mais diversas necessidades dos clientes no quesito logística, além de contar com um amplo galpão projetado especificamente para alocar os mais diversos tipos de produtos que estejam em trânsito, apropriados para uma perfeita e rápida distribuição.

Todo esse aparato, além de influenciar diretamente na redução dos custos, gera um impacto considerável nos embates de distribuição gerados nesse processo tão específico.

O cenário empresarial da atualidade é de extrema competição, com o público cada vez mais informado, exigente e sensível ao preço, forçando as transportadoras e operadores logísticos a buscarem soluções como o cross docking para otimizar os custos dos seus processos logísticos.

Essa configuração vem ganhando bastante espaço entre os comércios que dispensam uma estrutura física mais robusta. No entanto, devido ao alcance de seus resultados positivos, também tem chamado a atenção dos variados tipos de negócios de um modo geral.

Quais são os principais benefícios do cross docking?

O cross docking pode deixar a entrega mais ágil, reduzir a ocorrência de furtos e eliminar a necessidade de estocagem. Abaixo, acompanhe os principais benefícios.

Agilidade na entrega
A agilidade é um dos grandes destaques da modalidade cross docking. Isso porque, como não há o armazenamento dos produtos — assim que chegam às docas, eles já são conferidos, separados e enviados para o cliente final —, o tempo de entrega é muito menor do que nos procedimentos comuns.

O controle de qualidade na prestação do serviço também ganha eficiência, uma vez que as falhas com a entrega são reduzidas. Como resultado, é possível evitar remessas de produtos errados ou com defeito.

Redução de furtos
Um dos contratempos que acontecem com frequência para quem trabalha com a logística de estoque é que as mercadorias ficam mais expostas aos furtos. Tais circunstâncias geram não somente prejuízos financeiros, mas também refletem no atendimento ao cliente.

Nesse contexto, o sistema de cross docking é uma excelente alternativa para reduzir significativamente as possibilidades de furtos no centro de distribuição, pois o tempo de permanência dos itens por ali é o mínimo.

Melhor aproveitamento dos veículos de entrega
Devido a consolidação de cargas em rotas comuns, é possível fazer um melhor aproveitamento do espaço útil nos veículos de entregas que se destinam a atender cada localidade, o que se traduz em redução de custos e melhora da lucratividade da transportadora.

Redução de custo logístico
O primeiro reflexo do cross docking na otimização de custos diz respeito à eliminação do estoque. Nesse caso, haverá uma área específica para a separação de pedidos, mas não é necessário ter um local para armazenar os produtos. Isso naturalmente implica em menos despesas.

Por se tratar de uma dinâmica de trabalho mais enxuta, as operações ganham agilidade e os custos operacionais se reduzem. Uma vez associada a ferramentas tecnológicas, tais como sistemas TMS, leitura de etiquetas de código de barras, ela proporciona um ganho significativo de economia e produtividade — tudo acontece de forma ágil e utilizando menos recursos.

Eliminação da necessidade de estocagem
Como mencionado, a incorporação do cross docking na logística de uma empresa implica na eliminação da necessidade de estoque. As mercadorias apenas permanecem no centro de distribuição por um tempo mínimo necessário para a conferência, separação, preparação dos lotes para cada rota e o envio.

Baden Express | ©2020 Todos os Direitos Reservados
Scroll Up