Entenda como funciona a operação do transporte de cargas urgentes

Segundo um relatório divulgado pela AT&M, o Brasil registrou mais de 3 trilhões em movimentação de cargas em 2021. Desse modo, uma modalidade de transporte que certamente contribuiu para isso, é o de cargas urgentes, dado que vem crescendo consideravelmente nos últimos anos, ainda mais porque refere-se às entregas que são realizadas no menor tempo possível, geralmente com prazo máximo de 72 horas. Porém, essa é uma operação complexa devido a necessidade de maior agilidade no transporte , o que requer planejamento adequado visando a maior eficiência.

Diante do exposto, para entender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos como funciona o transporte de cargas urgentes. Acompanhe:

O que é o transporte de cargas urgentes?
O transporte de cargas urgentes, como o próprio nome já diz, trata-se da modalidade de entrega que as mercadorias precisam chegar o mais rápido possível ao seu destino final. Isso ocorre independentemente de fatores como o tipo de mercadoria, o volume ou local de entrega. Assim, seu principal objetivo é a garantia de agilidade e segurança, devido a isso que produtos como vacinas, órgão de transplante, cargas frágeis, valiosas, perecíveis e restritas, são as que mais utilizam esse tipo de transporte.

Neste contexto, um bom planejamento assegura que as demandas sejam cumpridas, considerando seu prazo de entrega e todo cuidado exigido. Além disso, são levados em conta a distância percorrida, os custos e os riscos envolvidos, já que são informações que ajudam na organização das entregas urgentes, principalmente quando são inesperadas.

Quais as principais modalidades desse transporte?
Em geral, há duas maneiras de entregas do transporte de cargas urgentes.

Na primeira, o contratante solicita à transportadora para coletar e despachar as mercadorias. No entanto, quando a carga chega ao seu destino final, como em outro estado, por exemplo, é retirado por outra pessoa ou por outra empresa.

A outra maneira de entrega, é feita a partir da contratação de uma transportadora, o qual ficará responsável por todo o processo logístico, desde a coleta até a entrega ao destinatário final.

Dado isso, esse transporte é dividido em algumas modalidades, as quais se tratam:

  • Convencional – Possui maior tempo de entrega, com prazo de até 72 horas;
  • Next Day – Como o próprio nome sugere, a entrega é efetuada até o próximo dia;
  • Próximo voo – Nesta modalidade a mercadoria é embarcada no próximo voo disponível;
  • Hotline – Operação em que um profissional da empresa contratada retira a carga e segue para a entrega com a mesma segurança;
  • Dedicado – Onde a capacidade de determinado veículo é utilizado de forma exclusiva para o transporte de cargas urgentes. 


Por que esse tipo de transporte é mais caro?
A modalidade de carga urgente é usualmente mais cara quando comparada com outros tipos de transporte por causa da sua complexidade. Contudo, o valor final depende de algumas questões como, por exemplo, o deslocamento, a rota percorrida, o tempo de entrega e o tamanho da carga. Por esse motivo, é relevante que as empresas tenham um orçamento reservado para essas necessidades, ou tenham uma empresa parceira especializada para realização devida deste serviço.

Como fazer um orçamento eficiente?
Vale frisar que durante a cotação é fundamental detalhar o máximo de informações sobre as mercadorias que serão transportadas, entre os itens mais importantes podemos destacar:

  • Origem (cidade e estado);
  • Destino (cidade e estado);
  • Horário de liberação para coleta da carga;
  • Peso;
  • Quantidade de volumes;
  • Medidas dos volumes;
  • Valor da Nota Fiscal;
  • Tipo de material;
  • Prazo de entrega.

Benefícios do transporte de cargas urgentes
Já em relação aos benefícios oferecidos pela operação de transporte de cargas urgentes, o primeiro ponto de destaque é a aquisição de diferencial competitivo no mercado para as transportadoras que contam com essa solução. Além do mais, proporciona níveis de estoques mais baixos, pois com as entregas emergenciais há uma redução considerável no ciclo dos produtos armazenados. Assim também, minimiza perdas, visto que produtos com prazos de validade curtos são entregues com agilidade e segurança necessária.

Tecnologia nas operações de logísticas urgente
Com intuito de otimizar essa logística é crucial a implementação de sistemas tecnológicos, isso porque, há softwares de gestão que assegurem a agilidade e efetividade dos serviços prestados.

Sendo assim, entre esses sistemas estão, por exemplo, o WMS. O qual refere-se ao sistema de gestão de gerenciamento do armazém e tem como função gerenciar o fluxo de entregas, o recebimento, a armazenagem, a separação e expedição das mercadorias. Por consequência, permite maior facilidade na identificação destes dentro do estoque.

Outro que podemos destacar é o TMS, o sistema de gerenciamento de transporte. Sua finalidade é gerenciar e medir o desempenho de cada operação. E no caso do transporte urgente, o TMS auxilia na administração das frotas e fretes, além de atribuir ao gestor o maior controle integrado sobre os custos.

Já o roteirizador é um recurso de extrema importância para esse tipo de transporte, sua implementação proporciona:

  • Planejar uma sequência inteligente de rotas;
  • Calcular os gastos de cada trajeto;
  • Avaliar o tempo de atendimento;
  • Averiguar a capacidade dos veículos e a jornada do motorista.

Para finalizar, é indicado a implementação de sistemas como rastreadores de carga, a fim de que seja possível acompanhar o veículo durante seu trajeto, com isso, garante-se o monitoramento com informações em tempo real.

Portanto, as operações do transporte de cargas urgentes têm crescido exponencialmente no setor logístico, posto que cada vez mais há demandas que carecem desse tipo de modalidade. Por isso, as transportadoras que disponibilizam essa solução precisam de organização e planejamento para que prestem serviços com a eficiência necessária.

A Baden Express atua no ramo de prestação de serviços de transportes, especializada em aluguel de veículos com motoristas para entregas urgentes, distribuição de mercadorias, transportes de pessoal, armazenamento e logística.

Compartilhar