Veja como funciona o transporte para o e-commerce

Com o crescimento do comércio eletrônico, o transporte de cargas tem se preocupado em como realizar as entregas de maneira eficiente para este setor. Dado que, garantir a satisfação do cliente é crucial para os negócios, e por isso, precisa-se criar ações e estratégias a fim de que as operações sejam bem sucedidas. Por essa razão, é necessário total atenção e cuidado com questões como a integridade das mercadorias e entregas no prazo definido.

Posto isso, com o propósito de entender melhor sobre este assunto, a seguir, veja como funciona o transporte direcionado para o e-commerce. Confira e saiba mais!

Porque a logística é importante para o e-commerce?
Primordialmente, a logística é importante para o e-commerce porque planeja, executa e controla de modo eficaz o transporte, a movimentação e o armazenamento das mercadorias. Com isso, assegura a integridade dos itens e os prazos de entrega no menor tempo possível. No entanto, para que a atuação da logística neste setor seja totalmente satisfatória, é imprescindível que se siga as etapas do processo de entrega, os quais se tratam da notificação, coleta, roteirização e entrega ao destino final. Neste sentido, veja a seguir como cada uma dessas etapas funcionam:

Notificação
Refere-se à primeira etapa no processo de entrega do e-commerce. Pois, primeiro a loja virtual recebe a notificação de um novo pedido realizado e logo em seguida, seleciona os produtos que estão no estoque, e só então, realiza a separação para que os mesmos sejam enviados.

Desse modo, é necessário que durante essa etapa verifique as seguintes informações:

  • O endereço do destinatário;
  • Confirmação do produto no estoque;
  • Definição do melhor modal de transporte;
  • Classificação do pedido conforme a data, peso, localização e outros dados pertinentes. 

Ademais, é recomendável que as transportadoras combinem pedidos do mesmo cliente e de regiões próximas com a intenção de reduzir custos, sobretudo com o frete.

Coletas
O próximo passo é a coleta da mercadoria, onde a lista de pedidos é recebida, organizada e documentada a fim de evitar erros, especialmente para empresas com estoque próprio. Em razão disso, no espaço físico do armazenamento é importante a organização do local com prateleiras, lixeiras, bolsas e caixas empilhadas, para que os produtos estejam devidamente prontos no momento da separação.

Além do mais, também são feitas a escolha das embalagens, o qual leva em consideração o peso e o formato do produto. Contudo, vale ressaltar que as embalagens impactam diretamente no valor do frete. Outro ponto relevante, é que este fator ajuda a garantir a melhor experiência possível para os clientes em suas compras online, isso quando as embalagens são funcionais e possuem ótima estética.

Roteirização
A roteirização é etapa essencial para esse processo, visto que auxilia no cálculo do frete de forma correta, a fim de que não haja erros que resultem em perda de vendas. Sendo assim, roteirizar consiste em classificar os pedidos conforme a localização que serão enviados, assegurando a mesma rota para itens com destinos próximos. A partir disso, os custos são reduzidos para ambos os envolvidos no processo. Entretanto, caso na fase da notificação os pedidos já tenham sido classificados, a etapa de roteirização se tornará mais simples.

Entrega ao destinatário
Nesta fase ocorre os envios das mercadorias para o seu destino final. Dessa maneira, o primeiro ponto a ser considerado, é o frete, já que isto dependerá de questões como o endereço de entrega, o peso e tamanho dos produtos, além da forma de entrega. Devido a isso, às entregas mais rápidas geralmente custarão mais caro, e se os itens forem grandes, pesados ou com o destino distante, também serão fatores de alteração nos valores dos fretes. Assim, caso esteja tudo devidamente organizado, os produtos finalmente poderão sair para entrega em direção ao consumidor final.

Dicas para otimizar o transporte direcionado ao e-commerce
Além das etapas mencionadas anteriormente, para que o processo do transporte direcionado ao e-commerce seja eficiente, também torna-se necessário buscar formas de otimizá-lo. Como por exemplo:

Controle de estoque
O controle de estoque é uma estratégia relevante para o transporte de mercadorias, uma vez que o ideal é atentar-se à falta ou excesso dos produtos. Por esse motivo, uma gestão adequada colabora para verificar quando é preciso repor ou retirá-los do armazém e deste modo garantir a consolidação das cargas.

Evite atrasos na entrega
O atraso nas entregas podem acarretar na perda do cliente, dado que estão cada vez mais exigentes e qualquer mínimo erro é imperdoável. Por esse motivo, o ideal é que a operação de entrega da mercadoria ocorra na data estimada e com total segurança. Logo, as etapas até aqui mencionadas precisam de organização minuciosa.

Faça análise dos indicadores de performance
A análise dos indicadores de performance tem como finalidade avaliar regularmente o desempenho dos principais processos logísticos e identificar questões que carecem de melhorias. Assim sendo, para o transporte de e-commerce é interessante que utilizem do On Time in Full (OTIF), o qual tem como objetivo medir a eficácia do prazo de entrega e a eficiência do processo em um todo. Ainda também, outro método relevante para este segmento, é o Order Fill Rate (OFR), que serve para medir o tempo interno necessário no procedimento dos pedidos.

Utilize sistemas tecnológicos
Com os sistemas tecnológicos implementados neste processo, torna-o automatizado, diminuindo assim as chances de erros e aprimorando as atividades realizadas. Só para exemplificar, sistemas como de medição de envio de dados e de gestão de frete com cálculo automático, melhoram consideravelmente o transporte, principalmente porque torna cada etapa mais rápida e eficaz.

Portanto, entende-se que o transporte direcionado para o e-commerce carece de planejamento e organização, pois tratam-se de entregas que exigem maior rapidez. Além do mais, é uma atividade que a satisfação do cliente é vista como fator primordial para o sucesso.

A Baden Express dispõe de logística para e-commerce, com serviço eficiente de entregas. Com mais de 29 anos de experiência no mercado, utilizando sistemas inteligentes em transportes, priorizando segurança, qualidade, pontualidade e proporcionando facilidade na forma de pagamento.

Compartilhar