Entenda a importância da gestão de qualidade ISO 9001 para as operações do transporte de cargas

No transporte de cargas um fator considerado de extrema importância refere-se a gestão de qualidade nos processos logísticos. Dado que, é fundamental garantir maior qualidade e eficiência, para que os clientes possam confiar fielmente nos serviços prestados pela empresa. Neste sentido, existem atualmente algumas certificações importantes que tem como finalidade comprovar que as transportadoras atendem os requisitos básicos para atuarem em determinadas áreas. Desse modo, um exemplo disso, é a certificação ISO 9001, norma reconhecida internacionalmente que certifica as empresas pelo seu Sistema de Gestão de Qualidade.

Diante disso, a fim de entender melhor sobre o assunto, a seguir, explicaremos a importância da gestão de qualidade ISO 9001 para as operações do transporte de cargas. Confira:

O que é certificação ISO 9001?
Trata-se de uma norma reconhecida internacionalmente com o objetivo de certificar o sistema de gestão de qualidade das empresas.

Sendo assim, a ISO 9001 foi elaborada pelo Comitê Técnico Quality Management and Quality Assurance (ISO/TC 176). No Brasil, este documento possui versão traduzida e publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Em função disso, essa norma serve para gerar maior confiabilidade da empresa aos clientes e, assim, garante que o serviço prestado possua determinados padrões de qualidade. Isso significa dizer que este certificado é primordial para as empresas que desejam comprovar sua capacidade em fornecer os serviços para atender as demandas dos clientes.

Com isso, as empresas que possuem este certificado, terão acesso facilitado a algumas competências como, por exemplo, a utilização do ciclo PDCA (planejar, fazer, checar e agir), ferramenta importante de planejamento e qualidade desenvolvida para os negócios.

Além do mais, podem contar com os oitos princípios da qualidade:

  • Foco no cliente;
  • Liderança;
  • Engajamento de pessoas;
  • Abordagem de processos e sistêmica para gestão;
  • Envolvimento de pessoas;
  • Melhoria;
  • Tomada de decisões baseada em evidências;
  • Gestão de relacionamento com os fornecedores.


ISO 9001 no transporte de cargas
A ISO 9001 aplicada no transporte de cargas é uma certificação com intuito de garantir mais profissionalismo da transportadora, visto que, de modo geral, proporciona melhoria significativa dos sistemas de gestão de qualidade de todos os processos.

Por essa razão, essa certificação é até mesmo considerada diferencial competitivo no setor logístico, além de ser essencial para os negócios. Pois, é a partir dela que se padroniza os processos e aumenta a produtividade, maximiza os resultados e disponibiliza as melhores soluções no que diz respeito a entrega, armazenamento e distribuição.

Logo, na implantação da ISO 9001 requer atenção com alguns aspectos. Sendo que, primeiro recomenda-se o conhecimento da norma, ou seja, como ela funciona. Em seguida, realiza-se um diagnóstico com especialista que fará uma análise e, por conseguinte, abordará o cenário atualizado sobre a transportadora.

Devido a isso, facilita o planejamento de possíveis modificações necessárias visando obter essa certificação. Por isso, é comum que sejam utilizadas ferramentas tecnológicas a fim de aperfeiçoar os processos, para que, então, se possa realizar a implantação da gestão de qualidade ISO 9001.

Vale ressaltar que é necessário a realização constante de auditorias, para assegurar que os processos da transportadora estão de acordo com as normas da gestão de qualidade.

Portanto, percebe-se que a gestão de qualidade ISO 9001 é uma importante certificação para as atividades do transporte de cargas. Isso porque, por meio dela, permite que se siga determinados padrões de qualidade nos serviços oferecidos e assim, garante que atendam adequadamente às necessidades e expectativas de cada cliente.

A Baden Express possui a certificação ISO 9001, o qual busca de maneira constante qualidade e empenho de todos os profissionais, objetivando a satisfação dos clientes e a qualidade máxima dos serviços prestados.

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